Pesquisar este blog

20 março, 2011

Reflexão BBB e as gerações!

Venho comentando com as minhas amigas como é notável a mudança de comportamento dos confinados do BBB11, frente aos brothers da primeira edição!

Além dos critérios de seleção do Sr. Boninho ter mudado, passando a incluir:
- Não mais de 30 anos
- 30, 60, 90 de medidas
- Silicone será uma vantagem
- Imprescindível do gene de barraqueiro(a)
- Além das cotas para uma suposta diversificação: opção sexual, cor e alguém fora do padrão....

Brincadeiras a parte, eu me divirto assistindo esse programa, e tenho consciência que no fundo é uma perda de tempo.... Apesar disso, em primeiro lugar acho genial que apesar da audiência cair a cada ano, o comercial da Globo cada vez mais consegue atingir a sua cota de venda de patrocínio... Aquilo é uma máquina publicitária e isso ninguém pode negar!



E fora essa parte, o ponto que eu quero chegar é que ficou clara a mudança comportamental das gerações que passaram por lá! Antes os participantes eram da geração X, agora a grande maioria é da geração Y.

Geração X: Nascidos entre 1960 e 80.
No comportamental, a geração X tem um bom equilíbrio entre família e trabalho, mas cuida desses dois elementos de forma separada. Dessa forma, precisa equilibrar seu tempo na empresa para que o trabalho não atrapalhe sua vida e não seja desmotivado. É alguém que aprende e valoriza as velhas experiências, mas tem receio da troca e divulgação de informações. São mais regrados e realistas, respeitando as regras e demandando treinamentos.

Geração Y: Nascidos após 1980 até meados da década de 1990.
Eles já foram acusados de tudo: distraídos, superficiais e até egoístas. Mas se preocupam com o ambiente, têm fortes valores morais e estão prontos para mudar o mundo. Para eles, as velhas normas não funcionam, eles inventam as próprias, buscando uma maior autonomia, podendo até pender para um individualismo. Eles querem dar sentido à vida, e rápido, enquanto fazem outras dez coisas ao mesmo tempo. Diferente de seus pais, buscam se expor e compartilhar informações e opiniões.


Antes os participantes passavam o programa chorando de saudades da família, se preocupavam com o que as pessoas lá fora iriam pensar, contavam menos da sua vida pessoal com medo da divulgação de informações e antes as pessoas era mais preocupadas com seu grupo de amizade.

Hoje, vamos pegar o BBB11 como exemplo que está mais fresco na minha cabeça, tirando o momento que os brothers vêem a família no telão, raramente vejo eles chorando pelas pessoas de fora, eles estão muito mais ligados na vida lá dentro, sabem que é uma experiência temporária e procuram aproveitar o máximo dela!

Quanto ao pensamento em grupo, eles sabem muito bem que ter um grupo é uma estratégia de sobrevivência, mas essa semana Maria votou em Wesley, mesmo após o beijo deles.... Na minha opinião foi uma atitude claramente individualista.

Não coloco um tom negativo, apenas como um ponto de vista. Eu como geração Y me identifico mais com o programa como ele é hoje.

Querem outro ponto, provavelmente uma das coisas que faz a audiência do BBB cair e mesmo da Globo como um todo é a característica da multi-tarefa da geração Y. Hoje esse pessoal não deixa de fazer nada por um programa de televisão.. além disso eles tem muitas distrações como telefone, ipad, internet, ipod e etc... Hoje a TV ganhou concorrência. Eu mesmo, como não consigo assistir a novela, acompanho ela pela internet...

Já falei para um cara da Globo, fazer a rádio Globo, assim poderia ouvir os programas no trânsito.. mas muito já foi melhorado.. eu tenho o aplicativo de Ti-ti-ti no meu iphone!

O que vocês acham? Viajei muito!?






Nenhum comentário: