Pesquisar este blog

02 abril, 2011

Viagem a Shangai (China)! - parte 1

Não podia deixar de contar as Bellas Idéias para se fazer em Shangai!

Primeiro algumas dicas e comentários básicos!

1. Lidar com o fuso horário
Pelo fato da viagem ser longa, por exemplo na minha volta foram 35 horas, uma bella idéia é ajustar o fuso durante a viagem. Por exemplo, na volta eu chegaria em São Paulo às 6 da tarde, portanto dormi no primeiro vôo e fiz um grande esforço para não dormir no segundo. Dessa forma cheguei cansada e consegui dormir a noite toda.

Na ida não fiz isso e demorei 4 dias para normalizar meu sono.


2. Comida
A comida não é tão tensa quanto dizem. É claro, isso se você ficar nas grandes cidades e poder escolher o que quer comer (alerta se for sair com o fornecedor). Existe sim orelha de porco, peixe com a cara toda e pé de galinha, mas também tem muitos vegetais, noodles e dumplings. 

Alerta para quem não gosta de comida apimentada, dependendo do restaurante e da cozinha, se prepare.

Ahh e tudo lá se come com palitinhos iguais ao japonês, mas mais escorregadios.. ok?!


3. Censura
Isso foi o que mais me incomodou na viagem. Lá não se abre Facebook, nem blogs e agora nem Gmail mais. Além disso, todo email que se manda demora muito, como se tivesse passando pelo servidor do governo para checar se não tem as palavras proibidas.

O jornal lá foi carinhosamente apelidado de "Happy News" pois diferente daqui do Brasil, só aparece notícia boa. Por exemplo, estava lá pós terremoto no Japão e nada foi dito sobre a radiação ter chego na atmosfera e poder chegar a Hong Kong e Shangai.... Da Líbia então nem comento...


4. Língua
Uma das principais barreiras! Atenção para não sair do hotel sem o cartãozinho com o endereço e nome em chinês! Quando você entra no taxi eles não entendem uma palavra do que a gente diz, muito menos sabem ler no nosso alfabeto, então tudo é feito através de cartões.

As pessoas mais novas já estão aprendendo o inglês, apesar da pronúncia ser bem ruim, mas os mais velhos não fazem nem questão. 


5. Cultura 
Eles são apaixonados por loiras, e se for um cabelo volumoso e ondulado, mais ainda! Literalmente eles gritam no meio da rua "beautiful hair"!

Eles guiam MAL pra caramba lá! Além das buzinas excessivas e raladas básicas. Praticamente acham que são os motoqueiros de São Paulo. Tanto que agora tem a lei da buzina, apesar de pouco guarda para vigiar. Além disso, mulher guiando é super mal vista, eles acham que é ou amante ou prostituta.

Falando em amante, chineses e japoneses traem demais as esposas, e quase que elas sabem que são traídas. É uma sociedade muito machista, onde o homem anda na frente e a mulher atrás! Quero ver só quando esse negócio de ter 1 filho só vai fazer mulher uma espécie rara na China... veremos...

Além de guiar mal, eles andam na rua atropelando todo mundo, como se não olhassem para frente! Mas o pior de tudo é nos elevadores.. eles não estão nem aí para quem entra ou sai do elevador, eles vão entrando e F*&#....

Falando de falta de educação, sim eles arrotam, sim eles fazem barulho para beber o chá e sim eles chupam o macarrão. Por sinal sabia que nos escritórios o bebedor é de água quente para eles beberem chá?

E por último para quem vai a trabalho seguem algumas dicas de algumas cerimônias deles:
Para se dar um cartão de visita deve-se segurar com as duas mãos e seu nome deve estar virado para quem está recebendo. E quando for receber um cartão receba com as mãos em forma de cuia.

Durante o jantar que geralmente o fornecedor convida, as pessoas mais importantes devem se sentar ao redor de quem convida, e este deve durante o jantar servir algumas coisas no prato dos convidados (sim com o palito dele..ecaa). 

E para celebrar eles sempre falam os nomes das pessoas e dizem "CAMPEI", como se fosse um brinde, onde as pessoas devem virar todo o conteúdo do copo, como se fosse um shot.


Nenhum comentário: